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Jogos pré-históricos | ||
1946?_ Chess | Xadrez | |
1958 Tennis |
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Ténis para 2 num osciloscópio por Willy Higinbotham. |
1962 Spacewar |
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O primeiro video-game. Criado por Steve Russell, estudante no MIT. |
1966 ball-and-paddle |
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Ténis e hockey por Ralph Baer. |
196?_ (Moon Lander Simulator ?!) |
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O simulador electrónico que os astronautas usaram para treinar a aterragem na lua. (?!) Vector graphic display technology was first conceived for the Apollo space program in an attempt to create a simulation of the moon landing. |
1971 Computer Space |
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O primeiro jogo de meter moedas. Criado por Nolan Bushnell. Um clone de Spacewar. Game over - Insert coin |
1972 Pong (Ping-pong) |
O primeiro jogo comercial de sucesso. Quando foi testado a primeira vez, avariou logo: a caixa das moedas ficou cheia. |
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1974 Home Pong | Versão caseira do Pong. |
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1976 Amazing Maze |
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Descobrir a saída. |
1976 Night Driver | Simulação de condução de automóvel. 3D. | |
1976 Breakout | Outro jogo similar ao Pong. | |
1976 Blockade | Jogo vindo dos terminais de Texto. Cercar os inimigos com o rasto. 1982 Tron 1983 Blind Alley |
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1977 Hustle |
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O jogo Worm vindo dos terminais de Texto. O verme vai crescendo de tamanho. |
1977 Space Wars |
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Primeiro jogo com ecran VECTOR? Guerra entre 2 naves espaciais. |
1978 Speed Freak |
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Simulação de condução de automóvel. 3D. Ecran Vector. |
1979 Lunar Lander | Vector graphic display technology was first conceived for the Apollo space program in an attempt to create a simulation of the moon landing. | |
1979 Asteroids | Com ecran tipo VECTOR em vez do agora comum tipo RASTER. Destruir os asteroides. |
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1978 Space Invaders | Matar, matar, matar... Criado por uma pequena empresa japonesa. |
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1979 Galaxian | Uma versão melhorada dos Invaders. | |
1980 Battle Zone | 3D em primeira pessoa. Ecran Vector. 1983 Combat Zone |
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1980 Red Baron |
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Simulador de voo e combate. 3D. Ecran Vector. |
1980 Missile Command 1981 Super Missile Attack |
Ataque de misseis nucleares. 1983 Missile Defence |
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1980 Pac-Man | O sucesso não precisa de tiros! | |
1980 Rally X | Carros num labirinto visto de cima. 1981 New Rally X 198?_ Maze Death Race |
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1980 Defender 1980 Mayday |
O primeiro jogo de acção com movimento horizontal. 1981 Stargate 1991 Strike Force |
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1980 Centipede | Primeiro jogo desenhado por uma mulher. | |
1981 Qix | Abstracção pode ser popular! | |
1981 Turbo | Corridas melhoram de aspecto. | |
1981 Scramble 1981 Space Odyssey 1981 Cosmic Avenger 1981 Battle Of Atlantis 1981 Super Cobra |
Depois do sucesso do Defender, este ano foi inundado com um jogo semelhante (com muitas variantes): - A nave desloca-se sempre para a direita. - A nave dispara para a frente e larga bombas para baixo. - Há foguetes que sobem na vertical. 1982 Penetrator |
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1982 Penetrator | O Scramble versão ZX Spectrum. | |
1982 Tron | Motos-Luz. Cercar os inimigos. Do filme Tron. 1983 Blind Alley |
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1982 Star Trek |
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Guerra espacial. 3D. |
1982 Pole Position | Primeiro sucesso em corridas de carros. | |
1982 Flight Simulation | Simulador de voo. 3D. Do ZX Spectrum. | |
1982 Super Casino | Poker etc. | |
1982?_ 3D Maze | Descobrir a saída. | |
1983?_ 4D Maze | Descobrir a saída. | |
1983 Blaster |
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Guerra espacial. 3D. |
1983?_ Bugaboo | Um jogo original. Do ZX Spectrum. Saltar até sair do buraco. |
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1983 Blind Alley | Cercar os oponentes.
Do filme Tron. |
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1983?_ Chequered Flag | Simulador de F1 no ZX Spectrum. | |
1983?_ Jacks-or-Better (?!) 1983?_ Poker (?!) |
Um casino em cada café! | |
1984 Spaceship | Mais um jogo inspirado em Asteroids e Defender. | |
1984 Soko-Ban | Empurrar até arrumar tudo num canto. | |
1986 Tetris | Provavelmente o jogo mais popular construido em modo texto. | |
1986 Arkanoid | Outra versão do Breakout. | |
1987 Pacmania | Pacman em 3D isométrico. | |
1987 Street Fighter |
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Combate com desenhos. |
1991 Lemmings |
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Os lemmings precisam resolver problemas complexos para conseguirem chegar ao destino. |
1991 Strike Force | Uma versão do Defender em alta definição. | |
1992 Mortal Combat |
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Combate com fotografias. |
1994 Doom | Movimento 3D com padrões nas superfícies. Pode jogar-se com óculos de realidade virtual. |
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1997 Tomb Rider |
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Lara Croft é a heroína. |
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